Se você nunca fez psicoterapia na vida ou se fez, isso já faz muito tempo e talvez você não saiba mais como escolher um bom psicólogo(a) para poder iniciar uma psicoterapia vencedora na sua vida. Então, este artigo aqui vai te ajudar bastante, pois eu quero muito te ajudar nessa escolha fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Vamos lá?
01) Em primeiro lugar, você precisa saber se realmente o profissional de psicologia que você tem em mente, apresenta uma formação com nível superior (titulo universitário e registro ativo para poder atuar nesta área com apenas um clique:
– http://www.cadastro.cfp.org.br/hub/
02) Psicólogos não são todos iguais! Na verdade cada profissional trabalha com uma escola teórica diferente, como por exemplo: Gestalt-Terapia, Comportamental Cognitiva, etc. Você precisa saber quais são estas ferramentas extras e elas precisam estar autorizadas pelo Conselho Federal de Psicologia, como por exemplo: A Hipnose Ericksoniana, Medicina Tradicional Chinesa, Avaliações psicológicas, etc. Muitos profissionais trabalham apenas com uma ferramenta (ex.: Psicanálise) e isto poderá restringir a sua ação efetiva. Mas a escolha é sua!
03) A experiência clínica do profissional é outro dado muito importante, pois os números de CRPs mais antigos, autodeclaração do profissional ou apresentação de contratações antigas com datação, poderão lhe demonstrar os anos de prática e “expertise” ampliada no atendimento com a sua clientela;
04) A propósito, a “clientela” já é outro fator muito importante! Considere ler as recomendações dos antigos e atuais pacientes dele(a) no Google. Procure descobrir se as pessoas acreditam e falam a seu favor e depois faça uma sessão experimental, só para analisar de perto e descobrir como você se sente com ele(a) no “setting terapêutico”, percebendo nesta sessão se você consegue ficar à vontade ou não com o novo profissional, antes de começar o tratamento! Lembre-se que sem empatia entre você e o psicólogo(a) não haverá um bom tratamento.
05) Defina também se você deseja um psicólogo de plano de saúde, sabendo que geralmente eles atendem apenas 20 minutos ou um psicólogo particular que geralmente, atende 60 minutos. Procure saber qual será o tempo de atendimento, se a sala tem ar refrigerado, se tem banheiro, água gelada para o seu conforto e bem estar durante as sessões.
06) Se o Psicólogo(a) começar a falar sobre dogmas religiosos nas sessões, astrologia, magia, esoterismo, etc. Cancele imediatamente o trabalho, pois isto vai contra o código de ética profissional do Psicólogo e não tem um caráter científico desejado para o nosso trabalho.
07) Hoje em dia é muito importante que o psicólogo(a) possa fazer atendimentos presenciais ou online sem cobrar nada mais por isto! Após a pandemia do covid-19, isto se tornou uma condição imprescindível para o nosso trabalho e o paciente é quem determinará se vai ser online ou presencial à qualquer momento.
Por fim, aproveite ao máximo o privilégio de poder fazer psicoterapia com tudo aquilo que somente a boa psicologia terá para a sua mente ficar mais equilibrada e vitoriosa na sua jornada de vida.