Quando a Mente Falha

Você se lembra exatamente do que comeu ontem no almoço? Lembra do nome certo de cada cliente e amigos recentes? Como anda cada um dos seus projetos de vida? Sabe dizer com os olhos fechados quais são os pagamentos quitados ou em aberto na sua conta? Lembra dos encontros marcados de cabeça? Sabe qual foi o dia do seu casamento, do aniversário da pessoa amada, quais são as senhas dos apps no seu celular, ufa! A lista é bem grande e não vai parar de aumentar nos próximos dias, meses e anos que virão e, no final da história, você já não sabe mais o que fazer com tanta informação. Você busca ajuda desesperadamente na agenda do computador ou no alarme do celular mas sente que a coisa está meio fora de controle. Nessas horas você pensa logo que está com problemas de memória grave, talvez seja o tal mal de Alzheimer ou na melhor das hipóteses uma sorrateira demência senil precoce… Não! não! Pois ela costuma aparecer somente depois dos 65 anos de idade, mas e se ela vier antes da hora? Então o que está acontecendo comigo? – Você pensa em tom de quase desespero – Calma! Pois pode ser apenas um corriqueiro sintoma de estresse ou aquelas angústias mal trabalhadas psiquicamente. Sem falar na possibilidade de uma péssima alimentação (artificial) a qual somos submetidos todos os dias, drogas de farmácia em excesso, noites mal dormidas, álcool, cigarro, sedentarismo, descontrole emocional, transtorno explosivo intermitente, medo, pânico e a lista não para por aqui, pois tudo isto está correlacionado e também produz sintomas de falhas mnemônicas. E quando estas “falhas” se instalam, podemos observar o surgimento de um comportamento de falta de autoconfiança aumentando e minando o seu ânimo que se transforma em desânimo, apatia, irritabilidade à flor da pele com possibilidades de surgir alucinações visuais ou auditivas devido ao xeque mate na bendita memória que paradoxalmente você não consegue mais esquecer.

Agora vou te dar um conselho de amigo: Dependendo da frequência e intensidade desses lapsos de memória ou da falta real de fixação dessas lembranças, sugiro que procure uma avaliação médica mais detalhada para poder colocar o seu “checkup” de saúde em dia.

Sim, talvez seja apenas um comprometimento leve dos seus arquivos mentais, algo que pode ser tratado e estimulado com exercícios físicos aeróbicos, alimentação natural, ervas específicas, suplementações e muita “neuróbica” com o seu psicólogo que poderá te avaliar com mais precisão através dos testes psicológicos específicos e favoráveis emitidos pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia) que podem mensurar melhor o seu estado real para um bom turbinamento do seu cérebro cansado com tanto uso desde aqueles tempos primaveris, algo que talvez possa lhe permitir um rejuvenescimento cerebral de até 10 anos de acordo com algumas pesquisas científicas, dependendo do tipo de problema apresentado, do esforço e, principalmente, da boa vontade do paciente, não é maravilhoso?

Tudo para que você possa continuar exercendo a sua atividade profissional sem grandes prejuízos ou simplesmente gerenciando a sua vida privada sem perder aquelas datas importantes quem fazem a diferença na vida de todos, afinal de contas, o tempo não para e a idade também não, mas a mente precisa estar afiada e muito bem posicionada no aqui-e-agora para dar todo sentido necessário ao seu passado e, fim de conversa.

Dr. Marcos Calmon

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

(*)  COMPARTILHE ESTE ARTIGO DIRETAMENTE NO LINK ABAIXO PARA O SEU FACEBOOK OU TWITTER.  E, AJUDE OUTRAS PESSOAS A TER ACESSO A ESTE CONTEÚDO TAMBÉM. 

(**)  APROVEITE LOGO PARA SE INSCREVER ABAIXO GRATUITAMENTE COM O SEU E-MAIL E PODER DESFRUTAR DOS NOVOS ARTIGOS E PROMOÇÕES DISPONÍVEIS SÓ PARA VOCÊ.

Compartilhar Esta Publicação

Dr. Marcos Calmon

“Sou um arquiteto de mentes, comprometido com a sua transformação profunda e duradoura através da Psicologia Moderna”.

Categorias

Posts Recentes

  • All Post
  • Blog
Edit Template

Localização

Entre em Contato

VENHA COMIGO NUMA JORNADA

Copyright © 2024 Dr. Marcos Calmon

Desenvolvido por Touro Sites