MEDITAR NÃO É REFLETIR

O que você está pensando neste exato momento ?

Seja lá o que for, é exatamente o que você está criando para a sua vida amanhã em um futuro muito próximo ou distante, mas qual será a qualidade desta projeção mental ? Afinal, é a sua consciência superior quem está criando tudo isto ou será o seu ego inferior ? E mais, se você não está se sentindo muito bem, então o que você está criando são apenas doenças. Você acreditaria em mim se eu lhe pedisse para ignorar todos estes pensamentos por alguns minutos no seu dia à dia? Pois eu lhe garanto que em pouco tempo você descobriria que tomou a melhor decisão da sua vida. Isso mesmo !  Pare de ficar ruminando pensamentos inúteis o tempo todo, gerando apenas uma avalanche mental de reações subconsciente com dramas inverossímeis, que por sua vez geram milhares de pequenos redemoinhos destruidores com essas ideias pessimistas que não te levam a lugar nenhum, a não ser para o vazio da depressão emocional, vitimização, transtornos psicológicos, etc.

Há pouco tempo atrás, na universidade de Harvard nos Estados Unidos, vieram a público declarar para a comunidade científica internacional que a meditação reconstrói a matéria cinzenta do cérebro com apenas oito semanas de prática, segundo a autora do estudo, a doutora Sala Lazar Phd, além de criar mudanças profundas na estrutura metabólica e subjetiva do cérebro humano, poderemos ir muito além de uma sensação de relaxamento físico, onde seremos recompensados com ganhos cognitivos e psicológicos profundos sobre a psiquê sem usar nenhuma droga química ou psicodélica.

E quando eu falo de meditação, não estou dizendo que você vai precisar ficar em posição de lótus como um monge tibetano, esse é um equívoco muito comum, você só precisa escolher uma posição agradável sobre uma cadeira, cama ou chão e ignorar os seus pensamentos compulsivos, eu disse ignorar! É um erro histórico dizer para si mesmo que não vai mais pensar em nada para poder meditar, pois somente os mortos conseguem fazer isto meu caro leitor.

Como você está vivo, bastará ignorar os pensamentos aleatórios e focar profundamente na sua inspiração e expiração sistemática por cerca de cinco minutos ao acordar e quando for dormir para obter todos benefícios descritos acima sem gastar um centavo do seu bolso. Isto não lhe parece uma boa ideia ?

Eu sei que nesta hora, você vai querer julgar as pessoas “ruins” no seu tribunal mental, mas se for inteligente, vai ficar em silencio absoluto sem ouvir músicas populares, salvo aquelas músicas clássicas ou new age sem a letra para você divagar. Muitas pessoas fazem as suas meditações sem ouvir música alguma sem perder o foco. Com a prática, aprendem com o tempo a não se incomodar com nada mais, eu mesmo já meditei no maracanã lotado durante um jogo chato que me levaram para assistir, e a meditação foi uma prática que me salvou daquele momento fatídico, me libertando daquela situação inoportuna. Durante a segunda guerra mundial, a meditação foi usada nos campos de concentração nazistas por alguns prisioneiros que conheciam esta ferramenta milenar e foram capazes de libertar as suas mentes dos seus corpos físicos aprisionados pelos seus implacáveis algozes.

A meditação consegue promover um sentimento de libertação poderoso dos paradigmas da vida, os quais somos todos submetidos cotidianamente através de inúmeros processos vivenciais que cada um vive de acordo com a sua realidade “psicosociocultural”. Desde o dia que nascemos e somos educados para desempenhar o nosso papel na vida, a meditação será sem sobras de dúvidas, uma valiosa ferramenta para nos ajudar a crescer como pessoas e nos proporcionar novas habilidades perceptivas daquilo que ainda não compreendemos muito bem, mas que aprendemos a chamar pelo nome de “realidade”.

Lembre-se: Você é sempre o autor da sua vida e isto implica em responsabilidades para a sua saúde mental que será sempre o resultado direto entre as suas escolhas pessoais e as consequências que delas surgem.

Dr. Marcos Calmon

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

(*)  COMPARTILHE ESTE ARTIGO DIRETAMENTE NO LINK ABAIXO PARA O SEU FACEBOOK OU TWITTER.  E, AJUDE OUTRAS PESSOAS A TER ACESSO A ESTE CONTEÚDO TAMBÉM.

(**)  APROVEITE LOGO PARA SE INSCREVER ABAIXO GRATUITAMENTE COM O SEU E-MAIL E PODER DESFRUTAR DOS NOVOS ARTIGOS E PROMOÇÕES DISPONÍVEIS SÓ PARA VOCÊ.

 

 

Dr. Marcos Calmon

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

(*)  COMPARTILHE ESTE ARTIGO DIRETAMENTE NO LINK ABAIXO PARA O SEU FACEBOOK OU TWITTER.  E, AJUDE OUTRAS PESSOAS A TER ACESSO A ESTE CONTEÚDO TAMBÉM. 

(**)  APROVEITE LOGO PARA SE INSCREVER ABAIXO GRATUITAMENTE COM O SEU E-MAIL E PODER DESFRUTAR DOS NOVOS ARTIGOS E PROMOÇÕES DISPONÍVEIS SÓ PARA VOCÊ.

Compartilhar Esta Publicação

Dr. Marcos Calmon

“Sou um arquiteto de mentes, comprometido com a sua transformação profunda e duradoura através da Psicologia Moderna”.

Categorias

Posts Recentes

  • All Post
  • Blog
Edit Template

Localização

Entre em Contato

VENHA COMIGO NUMA JORNADA

Copyright © 2024 Dr. Marcos Calmon

Desenvolvido por Touro Sites