- Quem nunca viveu uma autossabotagem daquelas?
Ela parece surgir do nada através de uma inocente procrastinação; na perda do seu equilíbrio emocional em momento inoportuno; na alimentação diária cheia de produtos artificiais; nos seus exercícios físicos sem disciplina; naquela memória infeliz que aparece na sua tela mental; em sintomas típicos, como hipocondria ou centenas de outras situações delirantes que geram consequências desastrosas na vida de qualquer um.
- Só não subestime a autossabotagem, combinado?
Ela é um adversário de peso que pode te nocautear de verdade. Não pode ser ignorada no seu mundo mental, só por ser invisível para as outras pessoas, elas não podem enxergar, mas você pode e sabe muito bem disto.
Qualquer sabotagem clássica é uma ação que visa provocar prejuízos ou danos em alguém tentando desta forma, impedir o funcionamento regular de alguma coisa externa, mas no seu caso, digo no seu complexo universo mental, as crenças limitantes geram experiências vividas oriundas do seu passado, onde os traumas ou as mensagens distorcidas são frutos podres de algum ambiente que você viveu lá atrás ou quem sabe, ainda vive, não é mesmo? O seu subconsciente entra em cena e envia a autossabotagem como um sinal claro ou um aviso de que as coisas não estão muito boas para você. Imagine uma pessoa evitando uma oportunidade de sucesso incrível, apenas porquê a sua mente não se sente digna dessa conquista e começa a procrastinar muitas ações que te levariam ao “podium” dessa meta, mas você estragou tudo!
Agora que você já sabe que é um autossabotador, entenda que o primeiro passo para superar esta “cilada mental” é criar um espaço/tempo de análise da sua vida que viaja como um trem saindo dos trilhos e todo mundo sabe o que vai acontecer quando o trem sofre um descarrilamento, gerando consequências terríveis.
É preciso investigar toda esta malha ferroviária, substituir velhas crenças limitantes por pensamentos mais assertivos e capacitantes.
Numa rápida análise generalista, a sua jornada precisa levar isto em consideração para superar uma auto sabotagem silenciosa como algo que nem você mesmo pode estar percebendo a auto manipulação. É preciso um esforço maior da sua parte para te levar ao encontro com uma vida mais plena, saudável e autêntica, ou ficar se vitimando pelo resto da sua vida em busca de culpados.