Inteligência artificial x humanas: A nova era já começou

Eu sei que você já sabe que estamos entrando em um novo tempo que vai redefinir o papel do ser humano no planeta com a ascensão das inteligências artificiais x humanas: A nova era já começou neste novo panorama mundial. E, não é mais uma longínqua previsão de ficção científica, é uma nova realidade se instalando aos poucos. A pergunta que fica no ar, é saber como você viverá num mundo dominado completamente por super inteligências não humanas e, só para constar, o meu texto está sendo produzido agora mesmo, por uma inteligência 100% humana, ou seja, a minha I.H. é composta por neurónios biológicos, combinado?

Dito isto, as novas inteligências não apenas pensarão muito mais rápido do que nós, elas aprendem, se adaptam e otimizam processos com uma precisão incrível, é algo que desafia qualquer cérebro biológico. Elas podem diagnosticar doenças, escrever livros, compor músicas, criar códigos complexos e até manter uma simulação de conversas emocionais com pessoas. Mas que fique bem claro, que não estamos mais falando de meras ferramentas convencionais; estamos falando de entidades cognitivas não biológicas, capazes de atuar em qualquer setor com uma eficiência sobre-humana e, elas também possuem limitações.

Entretanto, a substituição já começou! Estamos na fase inicial, onde essas inteligências estão eliminando tarefas repetitivas, manuais e administrativas. A seguir, virá a substituição parcial das funções técnicas, jurídicas, médicas e até criativas. Por fim, atingiremos a fase onde a maioria das profissões como conhecemos hoje serão completamente obsoletas, nesta fase, o trabalho será redefinido e restrito a nichos extremamente humanos ou simbólicos.

Com o avanço da robótica, os androides assistentes também chegarão para preencher a lacuna entre a limitação humana e as demandas do novo mundo. Eles cuidarão de idosos, auxiliarão terapeutas, acompanharão crianças, farão tarefas domésticas, ensinarão como professores, protegerão e até conversarão com pessoas solitárias no mundo. O ser humano é limitado por cansaço, emoções fortes e tempo escasso, mas passará a contar com um suporte quase ilimitado, funcionando como o seu “parceiro artificial” em tempo integral.

Diante do colapso do modelo econômico baseado no trabalho humano, líderes visionários como Elon Musk propõem uma renda básica universal (RBU) como solução. Onde cada cidadão, independentemente da sua ocupação, receberá uma quantia mensal para viver com dignidade, já que o trabalho deixará de ser a única forma de acesso à renda. Isso redefine o próprio significado de trabalhar para viver, uma revolução paradigmática sob todos os aspectos.

E esta revolução traz consigo, um custo mental, pois muitos não conseguirão se adaptar as novas exigências e verão os seus empregos sumirem, assim como as suas identidades se dissolverão e a sua autoestima cairá. Haverá mais depressão, ansiedade, sentimento de inutilidade e até distúrbios existenciais serão cada vez mais notados e comuns na população, especialmente, entre os que se agarram aos paradigmas do passado.

Por outro lado, haverá um novo perfil de ser humano mais flexível emocionalmente, mais criativo, mais espiritualmente desperto, seremos mais capazes de coexistir com essas inteligências sem se sentir ameaçado. Somente esses indivíduos mais adaptados, entenderão que a inteligência artificial é uma aliada poderosa, não é uma inimiga como muitos imaginam. Essas pessoas mais lúcidas, terão coragem de ressignificar as suas vidas esvaziadas, criando novas formas de contribuição, buscando novos propósitos que serão mais amplos do que é atualmente na forma de “ganhar dinheiro“.

A era das IAs começou e veio para ficar, não será uma sentença de morte, mas um despertar pela vida com menos sofrimentos. Um chamado para quem tem mente aberta e não é competir com as máquinas, mas encontrar o que nos torna insubstituíveis: Consciência, empatia, espiritualidade e amor.

Você está realmente pronto para viver nessa nova era? Ou ainda está preso a um mundo que já começou a desaparecer, como foi o caso das locadoras de vídeos, orelhões com fichas, carta no correio, etc?

É hora de acordar!


 

Dr. Marcos Calmon

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

(*)  COMPARTILHE ESTE ARTIGO DIRETAMENTE NO LINK ABAIXO PARA O SEU FACEBOOK OU TWITTER.  E, AJUDE OUTRAS PESSOAS A TER ACESSO A ESTE CONTEÚDO TAMBÉM. 

(**)  APROVEITE LOGO PARA SE INSCREVER ABAIXO GRATUITAMENTE COM O SEU E-MAIL E PODER DESFRUTAR DOS NOVOS ARTIGOS E PROMOÇÕES DISPONÍVEIS SÓ PARA VOCÊ.

Compartilhar Esta Publicação

Dr. Marcos Calmon

“Sou um arquiteto de mentes, comprometido com a sua transformação profunda e duradoura através da Psicologia Moderna”.

Categorias

Tags

Edit Template

Localização

Entre em Contato

Tags

Copyright © 2025 Dr. Marcos Calmon

Desenvolvido por Eff Sites