Psicologia Multifatorial

Você sabia que a Psicologia tem uma relação estreita com a sua alimentação diária? Pois é… isto acontece exatamente por quê o nosso cérebro fisiológico tem uma relação fantástica com o estômago e juntos, mantém um relação importante na produção de um neurotransmissor muito conhecido como “serotonina” que foi apelidado como o “hormônio da felicidade“, pois ele é capaz de regular o ritmo cardíaco, o sono, o apetite, o humor, a memória e a temperatura do corpo quando são produzidos em larga escala no aparelho intestinal e, com isto, facilitam o pleno funcionamento da sua mente subjetiva, especialmente durante a sua psicoterapia no tratamento de sintomas como a tristeza patológica, distimia, ergastenia e muitos outros que formam uma mão dupla na estrada psicossomática e somatopsíquica do sujeito que sofre com as suas emoções em desalinho.
Gostaria muito que você soubesse que, a sua mente é capaz de produzir algo em torno de setenta mil (70.000) pensamentos por dia, segundo alguns psicólogos cientistas de Harvard (EUA), mas se o seu aparelho digestivo estiver funcionando mal acontecerá um verdadeiro “congestionamento de pensamentos” confusos, em outras palavras, os seus pensamentos ficarão incongruentes, assim como as suas escolhas pessoais e os seus conflitos internos tenderão aumentar exponencialmente, pois a sua casa mental acoplada ao seu fator biológico estarão numa grande desordem multifatorial.
Por outro lado, não é interessante como tudo está interligado no corpo humano?
Até os sons oriundos dos ruídos ambientais ou com aquela música de boa ou má qualidade poderão interferir profundamente no seu campo mental, aumentando as demandas para a sua psicoterapia resolver.

Não é à toa que aqueles momentos maravilhosos em nossas vidas são facilmente eternizados e associados com uma música nostálgica para cada situação vivenciada, pois funcionam como gatilhos mnemônicos atemporais sobre a sua psiquê.
Outra coisa muito importante, são os problemas crônicos do sono que promovem sonolência diurna exagerada, além de muitas outras questões emocionais. Aliás, esta deveria ser a primeira grande pergunta do psicólogo para o seu paciente: “- Como anda o seu sono?”
Etiologicamente falando, a privação do sono ou aquelas noites mal dormidas com menos de oito (08) horas para alcançar o sono paradoxal ou se preferir, o sono reparador no ciclo REM (Rapid Eyes Moviment) para o descanso psíquico, poderão causar na sua falta algumas alterações de humor, da memória, do aprendizado, raciocínio e do pensamento. Sem falar que também está relacionado com os transtornos de depressão emocional, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome do Estresse Pós-traumático, Transtorno Bipolar, entre vários outros sintomas, pois biologicamente causam danos graves na matéria branca do cérebro como um todo, com lesões mais severas concentradas no hemisfério direito, região do cérebro que tende a controlar a emoção. E a psicoterapia? Ela poderá ajudar muitíssimo na regulação desse sono perdido.
Lembre-se que bebidas alcóolicas para dormir ou soníferos (hipnóticossão psicotrópicos (drogas) que possuem ação depressiva no sistema nervoso central do organismo com consequências danosas para o cérebro em médio prazo, tais como alucinações, perda de memória, perda de eficácia, etc. Na minha clínica de psicologia, tenho centenas de casos bem-sucedidos em nosso histórico, tratados apenas com psicoterapia e hipnose.
No fim, lembre-se! Quando a promessa parecer fácil demais e instantânea aparecer na sua vida na forma de drogas mágicas, saiba que isto poderá ter um custo muito mais alto na sua saúde com os seus gastos em farmácias e laboratórios que prosperam cada vez mais com a sua doença.

Dr. Marcos Calmon

Psicólogo Clínico

CRP 32.619 / 05

WhatsApp: (21) 98675-4720

(*)  COMPARTILHE ESTE ARTIGO DIRETAMENTE NO LINK ABAIXO PARA O SEU FACEBOOK OU TWITTER.  E, AJUDE OUTRAS PESSOAS A TER ACESSO A ESTE CONTEÚDO TAMBÉM. 

(**)  APROVEITE LOGO PARA SE INSCREVER ABAIXO GRATUITAMENTE COM O SEU E-MAIL E PODER DESFRUTAR DOS NOVOS ARTIGOS E PROMOÇÕES DISPONÍVEIS SÓ PARA VOCÊ.

Compartilhar Esta Publicação

Dr. Marcos Calmon

“Sou um arquiteto de mentes, comprometido com a sua transformação profunda e duradoura através da Psicologia Moderna”.

Categorias

Posts Recentes

  • All Post
  • Blog
Edit Template

Localização

Entre em Contato

VENHA COMIGO NUMA JORNADA

Copyright © 2024 Dr. Marcos Calmon

Desenvolvido por Touro Sites