PALESTRAS NAS EMPRESAS & ESCOLAS


ATENÇÃO:

 

O Dr. Marcos Calmon,  com as suas palestras vibrantes e interativas, que realiza de forma itinerante, para qualquer parte do Brasil, em qualquer empresa ou escola interessada, promovendo o bem estar, através da educação, como um poderosa ferramenta de conscientização e difusão da cultura "psi" em nosso país. 

Para que você possa ter acesso, basta que a sua instituição,  escolha um dos temas disponíveis abaixo e, em seguida, agende com a nossa secretária.

 Poderemos lhe fornecer toda infra-estrutura necessária, tais como: Transporte com ida/volta, reserva em hotéis, projetor multimídia, retroprojetor, sonorização e o serviço de "coffee-break", caso nos seja solicitado e, haja viabilidade para a sua inclusão no "pacote" final.

 


PALESTRAS NAS EMPRESAS :

A -  CONTROLE MENTAL SOBRE O ESTRESSE NA EMPRESA 

  Por que as pessoas gritam tanto? O que é o estresse? Como reconhecer o estresse fisiológico? (como efeito). Evitando os seus efeitos nefastos. Estresse: Descubra a relação entre o sintoma e a causa. Os efeitos do estresse sobre o sujeito. Os viciados em estresse. O estresse no trabalho. As 10 causas principais de estresse no trabalho. Controlando o inimigo: o estresse. Controle Mental X Estresse (Uma batalha do bem). Conheça os grupos básicos Jungianos. Promovendo controle e saúde mental (sobre o estresse). Prática Final: Técnica psicológica de Visualização anti-estresse.


B -                                                         DEPRESSÃO

X           

  AUTO-ESTIMA

             O segredo do sucesso !

O que é auto-estima? Obstáculos ao desenvolvimento da auto-estima. A autovalorização. A bomba relógio da baixa auto-estima. É preciso auto-aceitação. Tendências das pessoas com baixa auto-estima. O medo que paralisa. Vencendo a depressão, a ira, a inveja, o sentimento de culpa, a tensão, as imperfeições e ainda fazendo um "up grade" no seu casamento. Autoconsciência. As 12 dicas de ouro para uma boa auto-estima. 


C -                                       A CURA  

   Através da sua mente

O que é o poder?  O que é a cura? Os remédios realmente curam? A mente doentia. O perfil do paciente com câncer. Criando uma auto-imagem sadia. Libertando-se das doenças. Fatores de cura: Alimento, sol, exercício, abstinência, água, ar e repouso. A estreita influência entre a mente e o corpo físico. A ciência e os estados alterados de consciência. Meditação para acalmar a mente. A balança entre o consciente e o subconsciente. Fé e milagres.


D -                        DIREÇÃO DEFENSIVA

O motorista consciente”

Apresentação do desenho animado da Disney (Pateta motorista) - O que é "Direção Defensiva?" Educando com valores. Falando sobre os riscos, os perigos e os acidentes nas estradas. O funcionamento do veículo. As implicações psicofisiológicas do condutor. As regras nas vias de trânsito. O ambiente sob controle. Outras regras gerais e importantes. Respeito ao meio ambiente e ao convívio social. Infração e penalidades. Renovação da carteira Nacional de Habilitação (CNH). A importância da avaliação psicológica para o condutor e para a sociedade.



      PALESTRAS NAS ESCOLAS:

A -                                      A FAMÍLIA... 

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ELA?  

O objetivo desta palestra, é falar e refletir junto com os pais sobre a visão que herdamos do modelo familiar tradicional, pensar a dinâmica histórica desta estrutura através do Brasil colônia, perceber as novas estruturas familiares que estão surgindo na atualidade. Descobrir a importância real desta instituição. Entender as instituições sociais de apoio à família, detectar as interferências externas sobre a família moderna, estar atento para o desenvolvimento psíquico da criança na família estruturada e a possível desestruturação da criança sem o desejado equilíbrio familiar. E, finalmente, algumas conceituações básicas sobre as relações entre irmãos, filhos, pais e a família propriamente dita. Em tempo: Faremos uma breve reflexão sobre a violência física e psíquica das famílias no mundo atualmente.

Fechamento opcional:  Desenvolvimento da dinâmica de grupo: Pare e pense!


B -                  ADOLESCÊNCIA

                         X     "A síndrome de Peter Pan".

              "ADULTESCENTE"  

Esta palestra, é um convite para uma reflexão extremamente contemporânea. Fazemos uma interseção entre o ontem e o hoje, traçando um interessante perfil do jovem em relação a dinâmica social, composta de sinais sócio-culturais, que é bastante peculiar, a cada época. 

Em última análise,  isto influencia o jovem para um lento amadurecimento, segundo um fenômeno, relativamente recente, chamado de "adultescente", isto é,  alguém com uma séria relação de dependência emocional e econômica com os seus pais, que parece durar muito mais tempo em nossos dias, segundo a psicanalista Kehl, Rita.

Quais são os valores que permeiam as relações entre os jovens e entre os adultos atualmente? Existe mesmo paradigmas e  preconceitos de idade? Em contraposição com a ditadura das medidas anorexicas, existe também a ditadura da eterna juventude? Como a mídia contribuiu para isto? Estamos mesmo vivendo a era dos "Peter Pan"? Ou será que isto é apenas uma lenda ?

Quais as conseqüências disto nas relações sociais ?


C -                  FRACASSO ESCOLAR 

                             O VILÃO

O fracasso escolar é visto através da ótica psicanalista, como um sintoma social, pois é produzido a partir de um discurso dominante em uma certa época e sociedade específica. Não é apenas a conseqüência de métodos de ensino inadequados ou professores despreparados com condições desfavoráveis. Muito menos um sintoma individual.

O fracasso escolar é um sintoma social vinculado as práticas discursivas dominantes. A tendência do ensino em produzir padrões e modelos de normalidade, pulveriza qualquer espaço dedicado as singularidades do sujeito.

Talvez, o que precise ser mudado, não seja apenas os alunos com notas baixas em seus boletins, mas os mitos educacionais, produtores de índices estatísticos, que nada sabem sobre as realidades culturais de cada comunidade. Se pensarmos no sujeito que demanda o fracasso escolar, pior ainda, o sistema é que tirou nota zero ! 


D -                    HIPERATIVIDADE

    Quando se está a mil por hora !

O que é hiperatividade? Será apenas mais um transtorno da moda? Ou uma psicopatologia que pode acometer principalmente as crianças e até os adultos? O diagnóstico clínico correto, diferenciado da agitação saudável da infância. A cronificação dos sintomas que "pulam" para uma vida adulta. A psicoterapia para as questões emocionais. As possíveis causas biológicas. O acompanhamento multidisciplinar. O remédio como aliado nos casos mais severos. Comorbidades. O estigma do rótulo patológico. A efeito da informação correta entre os familiares.


 

[ VOLTAR AO INÍCIO DESTA PÁGINA ]

voltar para o menu

Site desenvolvido e criado por Image Virtual Copyright© 2006. Todos os direitos reservados