SUA MENTE

ESTÁ BEM?

 

Há vários indícios que evidenciam se alguém está muito distante ou não da zona que consideramos ser a mais próxima daquilo que convencionamos chamar de equilíbrio emocional. A meu ver, o sinal mais claro de uma mente tranqüila é um constante bom humor.

Obviamente, considerando os estados maníacos, oriundos em diversas patologias psíquicas, não posso desconsiderar este valioso sinal de que tudo vai bem. Não adianta fingir que tudo vai as mil maravilhas. Pois que “...mentir pra si mesmo. É sempre a pior mentira.” – já dizia o genial Renato Russo, e ele estava certo!

Ninguém poderá estampar um sorriso verdadeiro, puro e feliz com o coração cheio de ressentimentos, ódio, mágoas e revoltas. Estes ingredientes terríveis contaminam o sorriso de tal forma que, se torna artificial, pálido, insosso... O bom humor verdadeiro é como uma brisa que acaricia o nosso rosto trazendo paz e uma deliciosa sensação de que a vida é boa e nós fazemos parte atuante dela como um todo coerente.

É preciso treinar o nosso olhar e os nossos ouvidos, para poder perceber os mais variados tipos de sorrisos, gargalhadas, ares de felicidade que são estampados a nossa volta. Especialmente em nós mesmos! Não queremos “vestir” um sorriso que na verdade esconde muito mais dor do que os prazeres da alma.

Sorrir com o coração é muito mais do que um simples indício de que tudo vai bem. É contaminar o mundo com a nossa paz interior e transformá-lo a cada instante com palavras e ações positivas que sempre retornam para nós mesmos, promovendo saúde e bem estar para todos.

E se você pensar bem. Isto é uma revolução no campo da saúde! Certa vez, eu ainda me encontrava como estagiário, dentro de uma enfermaria hospitalar de oncologia. Os pacientes me olhavam tristes e vazios. Dava a nítida sensação de que eles estavam “ocos” e sem energia alguma. Então, de repente parei com tudo e, comecei a contar umas piadas de psicólogo, um pequeno acervo que guardo num livrinho de bolso. Em poucos instantes, aquela enfermaria foi sendo iluminada pelos sorrisos que se multiplicavam de leito em leito. Foi incrível! Até os enfermeiros contaram as suas piadas que transformavam aqueles rostos pálidos em fontes vivas de esperança. Naqueles momentos, até o câncer estava sendo vencido diante dos nossos olhos...

Querem mesmo saber se a sua mente está bem? Treine agora mesmo um gostoso sorriso e, diga sinceramente que tudo está realmente bem. É como no pensamento de Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.” Então, sorria com a certeza de que está trilhando o caminho correto com muita saúde e paz no seu coração.

   Dr. Marcos Calmon

CRP 05 / 32.619

  [ VOLTAR AO INÍCIO DESTA PÁGINA ]

voltar para o menu

Site desenvolvido e criado por Image Virtual Copyright© 2006. Todos os direitos reservados