O  QUE  É  ACUPUNTURA ?

"Esta técnica milenar chinesa,  é uma prática regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, permitindo auxiliar a psicoterapia e acelerar os seus resultados".

A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens,  o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão), e até sementes de mostarda adesivadas no pavilhão auricular.

Reflexologia

PARA QUE SERVE ESTA TÉCNICA ?

Além da sua grande eficácia comprovada cientificamente nos casos de dor, existem várias doenças funcionais que podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção da medicina tradicional chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

ENTRE AS DOENÇAS TRATÁVEIS PELA ACUPUNTURA, TEMOS:

Dores em geral (especialmente do aparelho músculo-esquelético), gastrite nervosa, estresse, depressão, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária, etc. Todos com natureza psicossomática.

QUANDO EU DEVO PROCURAR

UM PSICÓLOGO ACUPUNTURISTA?

De preferência, no início dos sintomas psicossomáticos. Isto é, quando houver uma suspeita de que os fatores emocionais estão contribuindo diretamente para uma espécie de "pano de fundo" dos sintomas visíveis.

Geralmente, nestes casos específicos, os meios profiláticos adotados como rotina pelos médicos, não apresentam bons resultados. Inclusive, os exames de investigação clínica táteis,  em laboratórios e os exames de imagens, não detectam a sua etiologia.

Também é importante saber que, quanto mais recente for o problema,  mais rápido serão as possibilidades de cura pela acupuntura.

O lado preventivo da acupuntura consiste na possibilidade de ir contra o mal, antes mesmo que ela se manifeste no corpo físico (somático). Especialmente, quando não há sintomas concretos, ou seja, na fase do mal estar, que normalmente, precedem aos sintomas.

No entanto, nada impede o tratamento na sua fase crônica, com bons resultados à longo prazo.

COMO  É  UM  PSICÓLOGO  ACUPUNTURISTA ?

É um profissional  com o foco, muito mais voltado para as questões do psiquismo, do que qualquer outro, além de apresentar uma escuta técnica do paciente, muito mais desenvolvida e treinada.

Além disto, como a acupuntura trabalha essencialmente com as energias psíquicas, a afinidade com a psicologia é total.

AVISO IMPORTANTE:  É imprescindível ressaltar que, a milenar medicina tradicional chinesa (MTC),  criadora da acupuntura, é radicalmente diferente da medicina ocidental, que por sua vez, é de natureza mecanicista e biológica, desde os tempos de Hipócrates.